Periodontia 

É uma área da odontologia que se dedica ao estudo, prevenção e tratamento dos problemas que afetam os tecidos periodontais, que são aqueles que sustentam e ficam os dentes. E uma especialidade muito importante pois sem a saúde periodontal não temos uma boa inserção dos dentes. 

Colocar o gráfico de saúde periodontal foto? 

A gengivite e periodontite são doenças periodontais frequentes na população e são caracterizadas pelas alterações de cor, textura, consistência das gengivas e tendência ao sangramento a sondagem na área do sulco gengival bolsa. O RX vem auxiliar no diagnóstico da mesma. 

Sintomas da doença periodontal:  

-Sangramento durante a escovação ou uso de fio dental. 

-Gengiva vermelha ou inchada  

-Retração gengival (raiz exposta) 

-Dentes com mobilidades ou espaços entre os mesmos  

-Secreções ou mesmo pus entre dentes e gengiva  

-Aftas  

-Mal hálito persistente  

-Pequenos movimentos dentários ao fechar a boca  

-Abscessos dentários  

 

Sintomas da gengivite:  

Várias são as causas, a mais comum e a escovação inadequada ou falta dela e fio dental que formam um biofilme que é uma placa bacteriana com bastante patógenos. Mas pode haver sangramento sem a existência de biofilme (este tem que ser verificado pelo cirurgião dentista) 

Hipersensibilidade dentária, recessão gengival e lesões cervical não cariosa, são alterações com prevalência de até 60 % na clínica hoje e aumenta com o envelhecimento da população. Está relacionada a tensão mecânica (como força no dente como um bruxismo, um ponto alto no dente, um dente mal posicionado e uma tensão maior sobre uma parte dele) a bi corrosão e a destruição da estrutura dental por contato com ácidos de origem endógena (bulimia, gastrite, regurgitação, refluxo gastresofágico) e exógena (hábitos alimentares como frutas cítricas, refrigerantes, bebidas esportivas, temperos, estilo de vida, excesso de frutas cítricas, iogurtes, vinagres, bebidas carbonadas, bebidas energéticas, molhos, temperos e outros produtos com alto potencial corrosivo e os medicamentos anti-histamínicos, tranquilizantes, esteroides usados em inaladores, estes reduzem a quantidade de saliva)  

Temos os grupos de riscos ocupacionais das hipersensibilidades dentárias e das recessões gengivais: 

-Grandes consumidores de energéticos isotônicos. 

-Nadadores profissionais (contato com água de piscina)  

-Baristas, degustadores dos destilados.  

Como evitar as retrações gengivais e lesões não cariosa e hipersensibilidade dentária: 

Ir ao dentista com frequência. Usar uma técnica de escovação correta, com escova macia e creme dental com baixa abrasividade. Manter os dentes com a oclusão (fechamento bucal) equilibrado. Evitar alimentos e produtos e alimentos que levem a boca a perda da salivação e se fizer algum esporte ou uso de algum medicamento que cause prejuízo, procure a ajuda de um dentista para a orientação.

Todos os direitos reservados